Após deixar a Globo News em novembro do ano passado, o Manhattan Connection estreou nesta quarta-feira (20) na TV Cultura, com a participação dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, além do casal de políticos, Tábata Amaral e João Campos.
Agora na TV aberta, Pedro Andrade, Caio Blinder, Lucas Mendes, Angélica Vieira e Diogo Mainardi, comentaram a saída do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, da Casa Branca e a cerimônia de posse do vencedor das eleições americanas, Joe Biden e sua vice, Kamala Harris e também a situação política do Brasil.
Com 27 anos no ar na TV paga, o Manhattan, se despediu da Globo News, onde estava desde 2011, no dia 22 de novembro de 2020. Ao lado do ‘Saia Justa‘, também nascido em 1993 no GNT, foi o programa mais antigo na TV por assinatura, que agora segue na TV aberta.
Quando deixou o canal de notícias da Globo, Ali Kamel, diretor de jornalismo do Grupo Globo, disse num longo comunicado aos jornalistas via e-mail que “o programa se confunde com a história da TV por assinatura no país”, além de recordar momentos e ponderar características do elenco, agradeceu em nome da emissora.
Problemas técnicos
Gravado num estúdio no 9º andar do Hotel Fasano na Quinta Avenida, em Nova Iorque, não foi preciso ser ‘expert’ em TV para notar os problemas técnicos, de edição, microfones com ruídos quase que durante todo tempo de exibição, direção de TV, áudios vazando, além do GC (Gerenciador de Caracteres) que não entrou em alguns momentos com os nomes dos convidados, entretanto, nada ofuscou a relevância e característica do programa.
Antes de estrearem no canal da Fundação Padre Anchieta, os jornalistas Lucas Mendes, Diogo Mainardi e Caio Blinder, foram entrevistados no ‘Roda Viva‘, e responderam perguntas sobre a história do programa, liberdade editorial e opinião, que segundo eles, apesar de estarem numa emissora vinculada a uma instituição do estado de São Paulo, a liberdade prevalecerá.
Sobre isso, José Roberto Maluf, presidente da fundação, disse ao ‘Notícias da TV‘ que não há censura na TV Cultura: “Somos uma emissora independente. Não há censura na TV Cultura”, comentou.
Leia também: TV Cultura fecha acordo para transmitir a nova temporada do NBB