O Mais Você desta segunda-feira (09), na TV Globo, contou detalhes sobre as mudanças nas regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os apresentadores Fabricio Battaglini e Talitha Morete, com o auxílio do repórter Mateus Luz, explicaram as principais novidades. Dentre elas, o retorno do prazo para regularização de 30 dias após o vencimento em 2023
Se você tem carteira de motorista e o vencimento dela é em 2023, o prazo para renovação mudou e voltou a ser de 30 dias.
introduziu Fabricio
Na sequência, em uma entrada ao vivo direto do Detran/SP, o repórter Mateus Luz contou outros detalhes e explicou as mudanças.
Durante o período da pandemia, o vencimento da CNH ficou suspenso. O motorista pode ficar bastante tempo sem renovar a CNH e não sofreu nenhuma punição por isso. Ao longo do tempo, esse tempo foi sendo modificado, afinal de contas o documento tem uma validade. Agora, começou um mutirão para a regularização de todas as CNH’s que estão vencidas.
explicou o repórter
Na sequência, o programa mostrou um arte ilustrativa com as mudanças nos prazos. Os motoristas que tiveram a sua carteira de habilitação vencidas até 31 de dezembro de 2022, terão até oito meses para regularizar. No entanto, os documentos que tem vencimento a partir de 1º de janeiro de 2023, deverão regularizar a sua situação em até 30 dias após a data.
Antes de encerrar, o repórter ainda fez questão de ressaltar que o motorista que for apreendido dirigindo com o documento vencido sofrerá multa e poderá ter o seu veículo apreendido.
Se você está dirigindo sem estar apto [com a habilitação irregular] é uma multa de R$ 293,47, além de uma infração gravíssima, ou seja, você leva sete pontos na sua carteira. Além disso, o seu veículo pode acabar apreendido
alertou Mateus Luz
Como renovar?
Para renovar a sua CNH, não é preciso esperar o prazo de vencimento. A realização do pedido ocorre até 30 dias antes e o processo pode ser feito todo de forma online, através do site do Detran de cada estado. Dessa forma, não é necessário sair de casa para regularizar o documento, de acordo com informações divulgadas pelo Mais Você. A presença física em uma unidade deve ocorrer apenas em caso de mudanças de nome ou de endereço.
Leia também: Jornal Nacional anuncia novidades no quadro do mapa-tempo