A digital influencer Maíra Cardi utilizou o Instagram nesta quinta-feira (28) para falar sobre uma situação que viveu após o nascimento da sua filha Sophia, fruto de seu relacionamento com o ator Arthur Aguiar. A ex-BBB disse que não teve como tirar licença-maternidade e voltou a trabalhar logo em seguida.
Nessa primeira foto, a Sophia não tinha nem uma semana de vida. Mesmo estando na fase do puerpério imediato, eu já tive que voltar a trabalhar, TIVE! Apesar de AMAR meu trabalho, não voltei a trabalhar com menos de uma semana por opção… assim como muitas outras mães voltam a trabalhar porque precisam, comigo não foi diferente! Essa cadeira deveria ser de amamentação e não de escritório! Hoje resolvi compartilhar com vocês sobre a Síndrome de Burnout e, mais especificamente, sobre a Síndrome Mommy Burnout (ou Burnout Materno).
Iniciou Maíra na legenda da postagem.
A digital influencer contou que não conseguia fazer as tarefas simples do dia a dia, e que tudo começou sem alarde.
Embora muitas desconheçam o termo utilizado, grande parte das mulheres que são mães já tiveram a experiência do Burnout materno. Tudo começa despretensiosamente, sem grandes sinais… e quando você percebe, você já está extremamente doente e não consegue dar conta de realizar tarefas básicas do dia à dia. Nós, mulheres modernas, desde que conseguimos a nossa liberdade, adquirimos nossa independência financeira e o direito de trabalhar fora de casa, adquirimos também uma sobrecarga de trabalho. E por que? Apenas somamos a carga de trabalhar fora de casa, mas raramente os afazeres de casa e a maternidade são divididas igualmente, até mesmo porque a amamentação somos só nós mesmas. E como fica nossa cabeça? Como fica a nossa saúde? Como a gente dá conta de tudo isso? Como encaixar um tempo pra nós mesmas? Muitas vezes nos perdemos e passamos a viver apenas para os outros!
Disse.
A esposa de Arthur Aguiar citou a separação com o atual marido e o Big Brother Brasil como fatores que desencadearam a síndrome, e convidou seus seguidores para debaterem sobre o assunto.
No meio de tudo isso, com o acumulo de maternidade, trabalho, casamento, separação, BigBrother, Sophia doente, minhas empresas e ainda somando a intensidade que vivo a vida, veio o Burnout! Todos os que podem existir, juntos… Como lidar com isso tudo e os sintomas de tamanho desgaste? Decidi trazer esse assunto e debater com vocês sobre nos meus Stories! Aguardo vocês pra bater esse papo por lá.
Concluiu.
Confira a publicação:
Síndrome de Burnout Materno
Os sintomas da Síndrome de Burnout Materno são psicológicos e físicos, chamados de psicossomatização, quando as questões do emocional e do psicológico são manifestadas pelo corpo. Além das dores físicas, o burnout materno pode evoluir para depressão profunda ou, em casos graves, para um estado psicótico.
Leia também: Telão desaba e atinge integrantes da boyband Mirror em Hong Kong