O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou, neste sábado (26), um vídeo em suas redes sociais. Ele comemora um ano e meio dos filhotes de ema que vivem nos jardins do Palácio da Alvorada.
Acompanhado da primeira-dama Janja, Lula apresentou os cuidados especiais dedicados às aves. Os filhotes nasceram em outubro do ano passado e ganharam um espaço exclusivo para seu bem-estar.
“As eminhas do Alvorada completaram um ano e meio, com muito cuidado e um ambiente seguro para serem abrigadas”, disse Lula na publicação, enfatizando a atenção à criação dos animais no Alvorada. Desde o nascimento, os filhotes contam com suporte de uma equipe especializada para garantir condições adequadas de desenvolvimento.
As emas, que se tornaram um ícone nos jardins das residências presidenciais, também exercem um papel importante no equilíbrio ecológico, ajudando no controle de pragas, como cobras e escorpiões, nas margens do Lago Paranoá. Essas aves têm sido uma presença constante tanto no Palácio quanto na Granja do Torto, onde atuam como atração para visitantes e turistas.
Perdas em 2023
De acordo com a Casa Civil, três emas faleceram em 2023, sendo duas na Granja do Torto e uma no Alvorada. A autópsia do animal que faleceu no Alvorada indicou “excesso de gordura visceral” como a causa provável.
Essas aves, que circulam nos terrenos da Presidência há décadas, não só representam uma atração cativante para o público, como também desempenham um papel ecológico nas residências oficiais.