O apresentador Luciano Huck utilizou as suas redes sociais para se desculpar por uma polêmica ocorrida no Domingão (TV Globo). No último ‘Quem quer ser um milionário?‘, game exibido na atração, o caso de racismo envolvendo George Floyd foi utilizado como tema de uma pergunta, voltada para o entretenimento, gerando enormes críticas nas redes sociais.
Na ocasião, o game questionava qual era a frase dita pelo norte-americano negro antes de ser assassinado por um policial branco. A resposta correta é “I can’t breathe”, que em tradução livre seria “Eu não consigo respirar”.
A pergunta foi entendida como “falta de sensibilidade” e foi rebatida por Thiago Amparo, colunista do jornal Folha de S. Paulo. “Luciano Huck. Sei que me segue aqui e já trocamos ideias! Vamos falar sobre essa pergunta? Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”, afirmou.
Logo em seguida, Luciano Huck admitiu o erro e se desculpou. “Vc tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez + consciente do qto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito p/ reagir de imediato. Errei. Peço desculpas.E vms conversar”, disse o apresentador.
Leia também: No Altas Horas, Renato Góes fala sobre paternidade: “Nova alegria”