Lewis Hamilton, piloto multicampeão de Fórmula 1, participou e foi homenageado durante uma sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (07). O inglês recebeu o título de cidadão honorário brasileiro, em sugestão feita pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada pelos demais parlamentares.
“Obrigado, do fundo do meu coração. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês me mostraram durante todos esses anos. Eu não sabia o que esperar hoje, mas vendo vocês, isso me deu uma energia que é maravilhosa. Eu amo o Brasil e eu sempre amei o Brasil”, afirmou o piloto, durante o seu discurso.
A homenagem contou com o plenário lotado, diferente do que é habitual em uma segunda-feira. Hamilton é o atual campeão do GP do Brasil de Fórmula 1, realizado em São Paulo no ano passado, e conquistou todos os brasileiros ao dar uma volta adicional no Autódromo de Interlagos com a bandeira do país, repetindo um feito de Ayrton Senna, em 1991.
Ainda durante o seu discurso, ele fez questão de citar o ídolo brasileiro, morto em 1994. “Eu dedico essa honraria ao meu herói Ayrton Senna, à sua família, aos amigos e aos fãs. Eu tinha cinco anos de idade na primeira vez que o vi correndo e sabia, naquele momento em diante, que queria me tornar um piloto de Fórmula 1 e campeão mundial”, disse Hamilton.
Presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) comentou sobre o título entregue ao piloto inglês. “O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, destacou.
Leia também: No Domingão, Galvão Bueno chora ao falar de Ayrton Senna: “Irmão mais novo”