“Aruanas”, nova série estreada semana passada na TV Globo e com Leandra Leal vivendo uma ativista ambiental destemida, aborda sobre a vida de quem luta contra com os crimes da amazônia.
Luisa, personagem de Leandra , faz parte de uma ONG ambiental chamada Aruana, onde é figura central na linha de frente da guerra que trava. Porém, ao mesmo tempo tem de lidar com seus dramas pessoais.
Junto de Luiza, as ativistas Verônica (Tais Araújo), Natalie (Debora Falabella) e Clara (Thainá Duarte) doam suas vidas no combate aos crimes ambientais.
“Elas se conhecem desde a infância. Com a Verônica (Taís Araújo), a Luiza tem uma relação mais maternal. Já com a Natalie (Débora Falabella), elas são mulheres muito diferentes e as cenas envolvendo as duas personagens têm muita intimidade e são bastante transformadoras para ambas. Com a Clara (Thainá Duarte) o início da relação ainda é um teste, mas depois ela acaba se identificando com a menina e a “adota”; comenta Leandra.
Leia também: Audiência explosiva do ‘Globo Rural’ vira piada na web
As gravações da série foram produzidas na floresta amazônica e em São Paulo e contaram com a direção artística de Carlos Manga Jr. , direção-geral de Estela Renner e parceria do Greenpeace.
“Para mim foi muito transformador gravar na Amazônia. Quero voltar todo ano porque pra mim é um lugar muito mágico e muito regenerador, que além de tudo também me despertou um enorme senso de responsabilidade”.
A atriz diz que não conhecia muito sobre a causa e que Aruanas a despertou uma consciência ambiental.
“Preciso mudar meus hábitos como consumidora. Eu tenho poder. Eu moro num centro urbano, mas esse centro urbano também desmata a Amazônia.
Preciso estar conectada com isso. Acho que quem assiste também vai criar essa consciência e agir. A nossa não ação tem um preço a pagar“.
A produção exclusiva para o Globoplay e em coprodução com a Maria Farinha filmes é escrita por Marcos Nisti e Estela Renner e tem colaboração de roteiro de Pedro de Barros.