“Traumas”, de Erasmo e Roberto Carlos (1971), foi apontada como plágio após a realização de uma perícia. O documento confeccionado pelo perito Cesar Peduti Filho diz que ela é uma cópia de “Aquele Amor Tão Grande”, criada por Erli Cabral Ribeiro Antunes, uma professora, meses antes do seu lançamento.
Ela afirma que “Aquele Amor Tão Grande” foi registrada em fevereiro de 1971 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após isso, Erli afirma ter levado uma fita e uma partitura para um show de Roberto, em Paraíba do Sul (RJ). O material foi deixado com um músico de Roberto Carlos após o show.
A professora conta que soube do lançamento meses depois e após ter notado semelhanças, se questionou sobre a originalidade. “Comparados os compassos de ambas as canções, a ideia central da música Aquele Amor Tão Grande é tocada como refrão da música Traumas. Não restam dúvidas quanto à reprodução parcial da obra. Verificou-se o plágio”, afirma o laudo.
O processo ainda não foi a julgamento e Roberto Carlos poderá recorrer com o questionamento técnico realizado na perícia da música.
Leia também: Igor Cavallo, do A Grande Conquista, está em liberdade condicional