A Justiça francesa condenou o ator Gérard Depardieu a 18 meses de prisão por agressões sexuais cometidas contra duas mulheres em 2021, durante as gravações do filme Les Volets Verts, do cineasta Jean Becker. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (13), mas a pena não será cumprida de forma imediata, segundo informações da agência de notícias Reuters.
Durante o processo, o tribunal concluiu que Depardieu apalpou uma cenografista de 54 anos e uma assistente de 34 anos no set de filmagens. O tribunal também incluiu o ator no cadastro nacional de criminosos sexuais da França e determinou que ele pague uma indenização total de 29.040 euros (cerca de R$ 183 mil) às vítimas.
No julgamento de março, o ator negou conotação sexual em seus atos. Contudo, ele admitiu usar linguagem vulgar e agarrou uma das mulheres pelos quadris durante uma discussão.
Receba atualizações em primeira mão!
Depardieu, de 76 anos, não compareceu à audiência desta terça-feira. Com uma carreira que inclui mais de 200 filmes e séries, ele se tornou o nome mais proeminente do cinema francês a enfrentar condenações por condutas sexuais inapropriadas, especialmente após o avanço do movimento #MeToo no país.
Entre seus trabalhos mais reconhecidos, o ator recebeu uma indicação ao Oscar em 1991 pelo papel em Cyrano de Bergerac. No entanto, sua imagem pública vem sendo abalada por um número crescente de denúncias nos últimos anos.