As últimas semanas têm sido movimentadas num dos mais tradicionais canais esportivos do Brasil. Numa iniciativa de proporcionar novas oportunidades e contribuir para o sucesso e crescimento de jovens talentos, a ESPN Brasil anunciou na última sexta-feira (06), a contratação de dois novos narradores e um comentarista para a temporada da NFL, NBA, MLB e NHL.
Com histórico em transmissões esportivas em Web rádios e com passagem na TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista, o estudante de jornalismo Matheus Pinheiro, de Santos, falou com exclusividade ao Portal AD sobre sua estreia na ESPN narrando o confronto entre LSU e Texas pelo futebol americano universitário.
Ele estreou no feriado de 7 de setembro, admitiu que ficou nervoso, mas tentou driblar toda a emoção sem pensar no alcance do canal. Tanto que já engatou mais um jogo no dia seguinte:
“Simplesmente narrei o jogo. Se eu te disser que não fiquei nervoso, principalmente no sábado, eu estaria mentindo descaradamente. Em dados momentos eu nem pensava que o jogo estava em exibição para todo o Brasil, mas pensava apenas em contar as jogadas do meu jeito. E aparentemente funcionou! Posso te falar que após o primeiro jogo eu senti uma paz enorme. Pensei: ‘pronto, passou!’. Relembrei tudo que aconteceu até chegar naquele momento,”
disse Matheus.
A trajetória do jovem como narrador de futebol americano começou com a SPFL – São Paulo Futebol League, em transmissões no Facebook. Matheus também já narrou o Brasileirão, campeonato Paulista e Libertadores.
Durante a transmissão do jogo de estreia, Pinheiro dividiu a bancada com Paulo Mancha, comentarista da emissora desde 2012 e disse que é muito grato ao colega pela conquista de estar no canal: “(…) uma humildade e paciência sem igual, o Mancha é sem dúvida uma das pessoas a quem mais devo por esse momento, por toda ajuda e conselhos.”
Quem acompanhou os jogos no sábado à noite e no domingo à tarde, talvez tenha estranhado uma voz mais jovem narrando os jogos, mas a repercussão nas redes sociais foi positiva. Ele disse que não esperava o retorno que obteve:
“Achava que muitos fossem “suspeitar” da voz que estava no ar, uma voz estranha para quem vê as transmissões da casa regularmente. Mas praticamente todos os espectadores e internautas foram receptivos, gostaram do meu jeito de transmitir. Mas claro, eu sei que sempre posso melhorar, o melhor jogo sempre é aquele que eu ainda vou fazer, então o próximo domingo será melhor que o último e assim vai.”
O talento do jovem chamou atenção do canal, que sempre apostou num produto que agora começa a ganhar mais popularidade e atenção do público brasileiro. Além de Matheus Pinheiro, a ESPN anunciou para a programação o também narrador, Matheus Suman, profissional da equipe de jornalismo da emissora desde 2016 e a contratação de Weinny Eirado, vencedor do reality show Desafio de Talentos, para atuar como comentarista da emissora.
A recepção de Pinheiro no canal foi a melhor possível. Segundo ele, está tendo todo o suporte de produtores, direção, o que deixa o desempenho de qualquer pessoa ainda melhor: “todos super receptivos e dispostos a colaborar, isso também faz com que a gente tenha mais vontade de fazer melhor”. Como todo dia é um novo aprendizado, o sonho de chegar onde está não desfaz o reconhecimento de sempre melhorar. Como disse, “(…) o melhor jogo sempre é aquele que eu ainda vou fazer, então o próximo domingo será melhor que o último e assim vai”. E assim, vamos! Boa sorte, Matheus.