Morreu na manhã deste sábado (31), aos 95 anos, o Papa Emérito Bento XVI. Joseph Ratzinger, seu nome de batismo, vinha com a saúde debilitada nos últimos dias. O próprio Papa Francisco já havia pedido orações para o religioso e alertado sobre um possível falecimento.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o Vaticano, em sua conta oficial no Twitter.
Alemão de nascimento, Bento XVI nasceu em abril de 1927, no município de Marktl am Inn, durante o regime nazista. Na sua juventude, entrou para o seminário. Foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. No mesmo ano, o Papa Paulo VI o nomeou cardeal. Era fluente em diversas línguas e fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.
No dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II e a realização de um conclave, se tornou Papa. Em fevereiro de 2013, ele anunciou que havia renunciado ao papado, já alegando problemas de saúde, na época.
Bento XVI esteve no Brasil em maio de 2007 e deu início à 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, no interior de São Paulo. Foi também nesta visita que ele canonizou Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.
Leia também: Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, morre aos 85 anos