Mais de dois meses de reuniões entre o Sindicato dos jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (SindJornal) e representantes dos principais veículos de comunicação, não foram suficientes para chegarem ao um acordo. As empresas querem reduzir o piso salarial em 40%, com a justificativa de “contratar mais profissionais”.
Entre as várias propostas apresentadas pelo sindicato, o presidente Izaias Barbosa sugeriu o congelamento do piso salarial pago aos profissionais, mas as empresas, além de não aceitarem, também não apresentaram uma contraproposta. Sendo assim, a categoria anunciou uma paralisação por tempo indeterminado, começando na manhã desta terça-feira (25).
Uma das emissoras mais afetadas foi a TV Gazeta, afiliada da Globo em Maceió, que exibiu o Bom Dia Alagoas todo gravado e com pautas antigas. Mas, para a surpresa dos profissionais, a Globo Nordeste montou uma operação para tentar se livrar da paralisação, ajudando a TV Gazeta que é de propriedade do Senador Fernando Collor de Mello.
A emissora estaria enviando equipes de Recife para dar suporte, além disso, estão buscando freelas no mercado (prática considerada ilegal).
O Portal Alta Definição conseguiu conversar com um jornalista que está presenta no local e informou a atual situação: “Todos os repórteres aderiram, houve chefes que entregaram o cargo (três, pra ser mais preciso), mas teve até estagiário e âncoras apoiando a causa das empresas”, disse o profissional.
Leia também: Band marca estreia de novos telejornais e boletins de notícias
Outra situação bem complicada, vive a TV Ponta Verde, afiliada do SBT, de acordo com informações obtidas pelo portal, só profissionais de fora não aderiram e, o Sistema Opinião também está enviando profissionais de fora. A emissora antecipou o horário local pra 5h da manhã, com direito a um bate-boca com o Lauro Lima, apresentador do Plantão Alagoas.
Já na afiliada da Record TV, a Pajuçara, o Balanço Geral conseguiu ir ao ar mesmo com vários profissionais também paralisados. Para as próximas horas é grande a expectativa para saber como a emissora vai lidar com a situação.
Vale lembrar que, o piso salarial de Alagoas é o segundo maior do país, sendo assim um influenciador de todo o mercado nacional.