Hugo Bachega, jornalista brasileiro e correspondente da BBC em Kiev, na Ucrânia, foi surpreendido por um míssil, enquanto fazia uma entrada ao vivo, na manhã desta segunda-feira (10). Ele se abaixou após ouvir um estouro e a transmissão precisou ser interrompida. O bombardeio foi disparado por forças russas contra a capital ucraniana.
O repórter falava justamente sobre o medo de uma represália do governo russo à Ucrânia, após as autoridades locais terem avançado no confronto, tentando uma defesa da soberania. “O medo é que isso possa desencadear uma resposta muito forte da Rússia. Vimos ontem que uma cidade muito grande local foi atingida”, relatava, quando pode se ouvir o barulho do míssil e as explosões ao fundo. O jornalista precisou se abaixar para buscar proteção.
A transmissão ao vivo foi interrompida e do estúdio a âncora da BBC Sally Bundock explicou: “Ok, Hugo Bachega, nosso correspondente em Kiev. Por motivos óbvios, tendo que se proteger naquele momento, mas relatando para nós os acontecimentos recentes relacionamentos a Ucrânia e Rússia. Claro que vamos retomar o contato com Hugo e a nossa equipe assim que possível”.
Ao portal G1, ele relatou como tudo aconteceu e que precisou buscar abrigo. “Ouvi um barulho bem forte, e atualmente não tem nenhum movimento aéreo em Kiev, helicópteros ou aviões. Então qualquer movimento no céu chama a atenção. Eu vi na hora algo que parecia um míssil e, quando notei o que era e que ele atingiu uma ponte, então sai da posição e fui buscar abrigo”, disse ele, que ao lado do cinegrafista, desceu para um abrigo subterrâneo no hotel.
Leia também: Bolsonaristas atacam jornalistas da BBC em Londres: “Lixo”