O jornalismo não ficará de fora da reforma que Daniela Beyruti está organizando no SBT. Várias reuniões entre a vice-presidente da emissora e os responsáveis pelo departamento aconteceram nas últimas semanas. Na pauta, as necessidades dos telejornais e os pontos que precisam de melhorias. Além disso, o apoio que o pessoal do jornalismo dará à revista eletrônica matinal e ao programa de variedades do período da tarde.
O alto comando do SBT sabe que uma presença significativa do jornalismo na grade poderá fazer a diferença na estratégia de recuperação de audiência. Um bom espaço ocupado atualmente pelo SBT News na TV ficará com conteúdos jovens, mas que caminhem próximo da informação e não do puro entretenimento. A ideia é que no final da madrugada e início da manhã entre no ar um novo telejornal, que será popular, com prestação de serviço e entradas ao vivo. Atualmente, o Primeiro Impacto mantém a vice-liderança pelo menos até às 7h30 e ninguém deseja perder essa vantagem em relação a Record.
Período da Manhã
Os comentários nos bastidores são de que os ajustes mais significativos acontecerão após essa faixa para que tenha uma boa entrega para a revista eletrônica. Entretanto, é importante ressaltar que o desenho definitivo da grade ainda não está pronto, uma vez que ainda são muitas as possiblidades em estudo pelos executivos do SBT.
Dentro deste pacote de reformas, não estão descartadas ações no SBT Brasil, entre elas melhorias no cenário, uma vez que receberá audiência de um programa e não mais de novelas. Isso se um dos desenhos de grade for aprovado.
Pesquisas apontam que o jornalismo está entre os produtos com maior aceitação do telespectador e em vários países foi a arma encontrada para manter a TV aberta relevante diante do crescimento das plataformas digitais, que colocaram recursos na dramaturgia seriada.;
O SBT precisa urgentemente investir no seu jornalismo, o SBT Brasil clama a tempos por mudanças e investimentos, e preciso um telejornal forte na hora do almoço