Em uma edição histórica do Jornal Nacional, a TV Globo surpreendeu os telespectadores ao transmitir, ao vivo, o principal telejornal do país diretamente de Salvador nesta terça-feira (22). A apresentação ficou a cargo da jornalista Renata Vasconcellos, que comandou o noticiário da capital baiana como parte das celebrações pelos 60 anos da emissora.
Logo pela manhã, Renata chegou à cidade e se dirigiu à casa da família Silva-Alves, escolhida para sediar a transmissão especial. A residência, cujo bairro não foi divulgado, foi o cenário para um momento simbólico:
“Esta noite eu estou em família. Estou na casa da Dona Duca e Seu Antônio e é aqui que a gente vai começar a nossa semana de encontro com as famílias brasileiras”, declarou a âncora durante a abertura da edição.
A escolha de Salvador para abrir essa série especial não foi por acaso. A cidade representou o Nordeste brasileiro em uma data emblemática. O dia 22 de abril marca os 525 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Ao longo da semana, outras regiões e estados nordestinos também serão destaque nas reportagens comemorativas.
A edição exibiu uma reportagem especial que resgatou trechos históricos de coberturas feitas pela emissora ao longo de seis décadas. Foram destaques temas como cultura, religiosidade, empreendedorismo, agricultura, seca e as riquezas naturais da região.
Um dos momentos mais marcantes foi a lembrança da visita de Michael Jackson ao Pelourinho, nos anos 1990, registrada pelas câmeras da Globo e que ainda emociona os baianos.
📸 O #JN desta terça-feira (22) está no ar #BoaNoiteJN pic.twitter.com/SqdZvib58v
— Jornal Nacional (@jornalnacional) April 22, 2025
É importante lembrar que as celebrações dos 60 anos da TV Globo iriam começar nesta segunda-feira (21). No entanto, a série especial acabou sendo adiada por conta da morte do Papa Francisco.