A TV Globo prepara uma edição especial do Jornal da Globo, que vai ao ar às 00h40 desta quarta-feira (19). O telejornal, comandado por Renata Lo Prete, trará uma cobertura aprofundada sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, acusadas de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Desde o fim do Jornal Nacional, a emissora tem entrado em intervalos comerciais com plantões de até quatro minutos, trazendo atualizações sobre o caso. Na última edição do telejornal, Renata Lo Prete chamou a participação ao vivo do repórter Júlio Mosquera, direto de Brasília, para repercutir o documento da PGR assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet. Segundo a denúncia, a partir de 2021, Bolsonaro adotou um tom crescente de ruptura com a normalidade institucional, questionando o sistema eleitoral e as decisões de tribunais superiores.
O documento também aponta que aliados do ex-presidente, entre civis e militares, atuaram para impedir que o resultado das eleições presidenciais fosse cumprido. Além disso, a PGR menciona o uso da estrutura do governo para monitorar e dificultar o voto de eleitores contrários ao então presidente e destaca a participação do grupo nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Receba atualizações em primeira mão!
RECORD saiu na frente e noticiou denúncia antes da TV Globo
Apesar da cobertura intensa da Globo, a RECORD foi a primeira emissora da TV aberta a informar sobre a denúncia contra Bolsonaro. Durante a exibição do Jornal da Record, pouco antes das 21h, a emissora abriu um link ao vivo direto de Brasília com o repórter Clébio Cavagnolle, que entrou ao vivo em frente à Polícia Federal, trazendo os primeiros detalhes do documento da PGR.
O Jornal Nacional, da TV Globo, só entrou com um link ao vivo às 21h13, cerca de 10 minutos depois da RECORD. Já na TV paga, a CNN Brasil foi uma das primeiras a interromper sua programação regular e acionar o Breaking News dentro do CNN Prime Time, ampliando a cobertura da denúncia contra o ex-presidente.
Agora, com a edição especial do Jornal da Globo, a emissora pretende aprofundar as investigações e destacar os possíveis desdobramentos do caso, que pode impactar diretamente o cenário político nos próximos meses.