O Jornal da Band, junto com o jornalismo da Record, SBT e RedeTV! vem cobrindo o caso da morte de Jessica Canedo, vítima de fake news publicada pelo perfil Choquei. Na noite desta segunda-feira (25), o principal telejornal da emissora subiu o tom contra o perfil de publicações duvidosas e o chamou de ‘sanguessuga’.
Na semana passada, a página Choquei, com milhões de seguidores nas redes, publicou falsos prints de mensagens entre Whindersson Nunes e Jessica Vitoria Canedo como se os dois tivessem um relacionamento. A jovem de 22 anos começou a ser atacada na internet, mesmo depois de negar a conversa. Ela não suportou a exposição, as manifestações de ódio e tirou a própria vida.
Um dos administradores do perfil Choquei, Raphael Souza, ainda debochou do texto que a jovem publicou para se defender. Depois da tragédia da morte, o perfil disse ter compromisso com a legalidade, responsabilidade e ética.
O projeto de lei das fake news criminaliza a divulgação de escala de notícias falsas e responsabiliza as plataformas que também ganham dinheiro com as publicações a proposta está parada na Câmara Deputados.
E para falar sobre o PL das fake news, o apresentador Eduardo Oinegue criticou o perfil.
“Vamos falar mais agora desse sanguessuga das redes sociais, que é o perfil Choquei. Sem autorização dada por ninguém, ele ganha dinheiro veiculando conteúdo feito pelo jornalismo profissional.
disse o jornalista.
A apresentadora Joana Treptow continuou: “Além disso, o Choquei persegue cliques e curtidas de forma irresponsável, sem compromisso com a verdade dos fatos. O caso da jovem Jéssica deixa isso muito claro”, disse.
Discurso de Lula entrou no caso
Por fim, o Jornal da Band lembrou ainda de uma fala do Presidente Lula durante o discurso da noite de Natal. Ele falou sobre a necessidade de valorizar a verdade: “Somos um mesmo povo e um só país. Vamos combater as fake news, a desinformação e os discursos de ódio. Valorizar a verdade e o diálogo entre as pessoas”.
A morte de uma jovem depois de sofrer ataques na internet por fake news reacende o debate e a urgência na aprovação de um projeto pra punir quem propaga conteúdo falso. #Bandjornalismo pic.twitter.com/wxnrE32F8k
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) December 25, 2023