Na próxima Segunda, o Jornal da Band exibe a série especial “Rio Vivo“, que destaca a importância do rio Paraíba do Sul para a vida dos brasileiros. As reportagens são de Márcio Campos com imagens de Ricardo Simões e edição de Adriana Alves.
O rio Paraíba do Sul nasce no estado de São Paulo e desagua no mar em São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro. O especial faz uma viagem no tempo, entre o Brasil do café e o Brasil das hidrelétricas. Há descobertas de segredos da cultura caipira que nasceu no Vale do Paraíba e se espalhou pelo país.
As reportagens mostram uma romaria fluvial até a basílica de Aparecida, onde está a imagem de Nossa Senhora que foi encontrada por pescadores nas águas do rio 300 anos atrás e se transformou na Padroeira do Brasil.
O Jornal da Band mostra também a gastronomia regional, acompanha uma roda de jongo e ouve as saborosas histórias do povo do Vale, como o Ditão Virgílio, o homem que sabe direitinho onde é que vive o Saci Pererê, do folclore brasileiro.
Apesar das cicatrizes ambientais deixadas no rio por indústrias, esgoto e extração ilegal de areia, o rio Paraíba do Sul revive pela ação consciente de pessoas e iniciativas de empresas da região, como a Band Vale, que há 14 anos comanda um projeto de preservação do rio.
A série “Rio Vivo” vai ao ar de segunda (2) a sábado (7) no Jornal da Band, a partir das 19h20, na tela da Band e no Facebook.