No Altas Horas (TV Globo) desse sábado (05), João Augusto Liberato, filho do saudoso Gugu Liberato (1959-2019), emocionou o público ao compartilhar detalhes íntimos sobre os anos desafiadores que se seguiram à morte do pai.
Em uma conversa franca com Serginho Groisman, o jovem de 23 anos falou sobre o conturbado período familiar envolvendo a herança do apresentador, mencionando as dificuldades enfrentadas com suas irmãs gêmeas, Marina e Sofia Liberato, e sua mãe, Rose Miriam.
“Foram anos difíceis, mesmo depois da morte do meu pai, tivemos muitos problemas que aconteceram com a minha família”, desabafou João Augusto.
Contudo, ele fez questão de ressaltar que o momento de turbulência ficou no passado: “Tudo isso ficou para trás, todo mundo voltou a se reconectar, a gente olha para trás e vê que essas coisas aconteceram, mas a gente está com o foco no futuro”.
Recém-formado na faculdade, João tem se dedicado ativamente a projetos que visam preservar o legado de seu pai. Um dos destaques é a criação de um acervo com mais de 38 mil itens, incluindo vídeos, áudios, fotos e documentos que narram a brilhante trajetória de um dos maiores ícones da televisão brasileira.
É manter a memória do meu pai viva… Estamos fazendo um acervo com mais de 38 mil itens, entre fotos, vídeos, áudios”, revelou com entusiasmo. “Organizamos tudo e dá para você reviver o que meu pai viveu na televisão. Queremos fazer uma exposição. É superespecial para gente.
afirmou
Gugu pai e Carreira na TV
Durante o bate-papo, João Augusto também compartilhou uma reflexão pessoal sobre a dualidade de seu pai, distinguindo a figura pública do Gugu apresentador do Antônio Augusto pai. “Meu pai era duas pessoas diferentes. Em casa era o Antônio Augusto. Mas quando entrava no camarim e colocava o terno, mudava totalmente a personalidade. Até a conversa que a gente tinha com ele mudava, parecia outra pessoa”, disse, visivelmente emocionado ao recordar a transformação.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de seguir os passos do pai na televisão, João demonstrou cautela e humildade.
A televisão fez parte da minha vida desde que sou um bebê, seria gratificante seguir os passos do meu pai, mas é uma coisa difícil, se fosse fácil, existiriam vários Serginhos [Groisman] por aí.
brincou
João Augusto ainda completou: “Tenho muito a aprender, terminei a faculdade recentemente, sinto que cada dia estou aprendendo um pouco mais. Queria pedir o apoio do público porque perdi meu pai muito cedo, então, infelizmente, sobre isso não consegui aprender essas coisas com ele. É uma coisa que tenho paixão em fazer, me expressar na frente das câmeras. Quem sabe um dia uma coisa dá certo”.