O Jornal Nacional (TV Globo) transmitiu na noite desta segunda-feira (22) a primeira de uma série de entrevistas marcada para toda a semana com os principais candidatos a Presidência da República, nas Eleições 2022. O primeiro sorteado foi o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição. A entrevista garantiu a liderança isolada da TV Globo em audiência na Grande São Paulo, como também conquistou quase metade dos televisores ligados no horário.
Pela primeira vez, a entrevista foi comandada direto de um estúdio especial, montado no RJ, fora do cenário do JN. No local, William Bonner e Renata Vasconcellos fizeram perguntas sobre os mais importantes temas como Economia, Saúde, Pandemia de covid-19 e os ataques contra o Supremo Tribunal Federal. Num dos pontos mais importantes da conversa, o atual presidente, que tem criticado abertamente o sistema eleitoral, questionando a sua transparência, garantiu que irá respeitar o resultado: “Desde que sejam transparentes“.
De acordo com dados prévios de audiência da Kantar Ibope Media, obtidos pelo Portal Alta Definição, através de fontes do mercado, a entrevista de Bolsonaro para o JN marcou média de 32,2 pontos e 46,4% de share, quase metade dos televisores ligados. Ainda durante a entrevista, o Jornal Nacional chegou a atingir picos de 36,6 pontos.
Enquanto isso, a Record TV e o SBT brigaram pelo segundo lugar, com 6,3 (9,1% de share) e 6,2 pontos (8,9% de share) respectivamente. Na outra ponta, a Band garantiu 2,5 pontos (3,5% de share) e a RedeTV! pontuou apenas 0,3 pontos de média (0,4% de share).
Rio de Janeiro
O JN também conquistou seu recorde no Rio de Janeiro, quando marcou média de 35,9 pontos de média e 50,7% de share, atingindo mais da metade dos televisores ligados. No confronto direto, a Record TV marcou apenas 5,7 pontos de média e 8,0% de share, enquanto o SBT ficou em terceiro lugar com 3,8 pontos de média e 5,3% de share.