A jornalista Izabella Camargo, que esteve na TV Globo entre 2012 e 2019, prestou depoimento contra a emissora em um processo movido pela jornalista Veruska Donato. As informações são de Gabriel Vaquer (F5).
Veruska Donato acusa a Globo de assédio moral e pressão para se adequar a um padrão estético rígido. Nesse sentido, a jornalista busca uma indenização de R$ 13 milhões.
O depoimento de Izabella ocorreu em 19 de junho no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O fato é notável, pois é incomum que ex-contratados ou atuais profissionais da Globo testemunhem contra a emissora em disputas judiciais.
O convite para Izabella Camargo testemunhar, veio pois ela venceu outro caso contra a Globo. Na ocasião, ela demonstrou que a emissora teve responsabilidade em seu desenvolvimento de síndrome de burnout. O processo resultou em uma indenização de cerca de R$ 500 mil.
Durante o depoimento, Izabella detalhou situações que vivenciou na empresa e com a direção de jornalismo da Globo em São Paulo, corroborando os relatos de assédio moral feitos por Veruska Donato.
A ex-apresentadora do Hora 1 também mencionou que outras profissionais manifestaram reclamações similares sobre a pressão estética durante o período em que trabalhava na emissora.
Veruska Donato processa a Globo por assédio moral
Veruska Donato deixou a TV Globo em 2021, após 21 anos na emissora. Logo depois, ela entrou com um processo contra a empresa relatando que a pressão estética aumentava à medida que ela se aproximava dos 50 anos.
Nesse sentido, se acusa a prática de etarismo, ou seja, discriminação por idade. Segundo o relato, qualquer aspecto considerado esteticamente “fora do lugar” era alvo de críticas por parte dos chefes e do setor de figurino da Globo.
As testemunhas da acusação de Veruska Donato contra a Globo já prestaram seus esclarecimentos. A próxima audiência está agendada para agosto, com a Globo apresentando sua defesa ao tribunal.
Ao F5, a Globo afirmou que não comenta casos judiciais, mas já declarou anteriormente que não pressiona seus profissionais esteticamente. O advogado de Veruska, Kiyomori Mori, confirmou que Izabella depôs a favor da colega.