Neste domingo (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi dos Palmares. A data reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência no final de 1965. IZA, cantora negra, militante e cheia de propriedade para falar sobre a pauta, usou as redes sociais para promover uma reflexão com seus seguidores.
No dia da consciência negra, a onça virou tigre. Pra torcer pro Brasil, a camisa é a do Tigre. Uma homenagem ao grande Arthur “O Tigre” Friedenreich, nosso grande craque brasileiro, que foi impedido de defender a seleção por uma atitude racista.
IZA
“Hoje, 20 de Novembro, é mais importante do que nunca celebrar a excelência negra no esporte, lembrar as injustiças do passado para que elas nos inspirem a exaltar as nossas glórias hoje. Bom dia pra gente, meus talismãs (fãs)”, completou.
A publicação de IZA recebeu diversos comentários de enaltecimento a causa e sua beleza. Personalidades como Carlinhos Brown, Cris Viana, Celso Bernini, Ney Lima, Jean Paulo Campos, João Pedrosa e Rebecca foram alguns desses.
Leia também: Copa do Mundo: autor do 1º gol já fugiu da polícia de ambulância; saiba mais