O Fantástico (TV Globo), destacou um caso alarmante neste domingo (09). Henrique Silva Chagas, um empresário de 27 anos, perdeu a vida após se submeter a um peeling de fenol, um procedimento perigoso que utiliza ácido para rejuvenescer a pele, em São Paulo.
Natalia Fabiana de Freitas Antonio, mais conhecida como Natalia Becker, foi a responsável pelo tratamento. Ela não possui formação em estética e aprendeu a técnica através de um curso online.
O programa exibiu imagens que mostram o que ocorreu dentro da clínica. Em um dos momentos, Marcelo, o namorado de Henrique, alerta: “Ei! Ele tá passando mal! Natalia…”. Em seguida, ele pede desesperadamente: “Ajuda pelo amor de Deus, gente”.
Abandonou entrevista
Natalia Becker cobrou 4.500 reais pelo procedimento realizado na última segunda-feira (03) no empresário e se apresentou como esteticista. Durante a entrevista exibida no Fantástico, Becker não respondeu à repórter Giuliana Girardi sobre sua formação.
“É, tô um pouco nervosa”, diz Becker. Nesse momento, seu marido e advogada, que não aparecem na imagem, interrompem a entrevista. “Não vamos falar essas partes bem técnicas”, afirma a advogada.
A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) considera Natalia uma pessoa leiga e não a reconhece como esteticista. A ANESCO afirma que apenas esteticistas habilitados podem realizar peelings químicos, mas o peeling de fenol no rosto todo deve ser feito em centros cirúrgicos.
Questionada sobre o tempo em que realiza a aplicação de fenol, Natalia disse que desde dezembro do ano passado. Quando questionada sobre as substâncias que usa, Natalia se recusa a responder. “Essas coisas eu não quero falar. Já dei meu depoimento falando certinho. Eu não quero mais dar entrevista”, diz Natalia, que nesse momento se levanta e abandona a entrevista.
Advogada pediu para entrevista não ir ao ar
A advogada de Natalia pediu que essa primeira parte da entrevista não fosse ao ar. O Fantástico avaliou o pedido, mas entendeu que a exibição dessa parte da entrevista contém informações relevantes e de interesse público. Por isso, a exibição foi mantida, alinhada com os Princípios Editoriais do Grupo Globo, que orientam o trabalho dos jornalistas da Globo.
De acordo com os princípios, uma vez concedida uma entrevista exclusiva, a fonte pode pedir alterações, acréscimos ou supressões, mas o jornalista julgará se o pedido se justifica. Haverá vezes em que o jornalista não concordará com a mudança, sendo, nestes casos, necessário registrar que a mudança foi solicitada, mas não aceita.
Minutos depois, Natália aceitou voltar a entrevista e menciona que Henrique não manifestou dores: “Umas 10h30 a minha funcionária subiu e começou a fazer o preparo da pele. Ele até falou que estava com uma sensação gostosa”, disse.