José Lucas (Irandhir Santos) levará um susto com a chegada de Érica (Marcela Fetter) ao lado de Ibraim (Dan Stulbach) na região pantaneira nos próximos capítulos de Pantanal. O primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) estará na tapera de Juma (Alanis Guillen) quando Jove (Jesuíta Barbosa) aparecerá para chamar o rapaz para conversar com o pai da jornalista na fazenda.
Ibraim é deputado federal e está disposto a resolver uma questão com a ajuda de José Lucas. O político é um homem charmoso, vaidoso, mas também inescrupuloso. Decide ir ao Pantanal ao saber que sua filha Érica está grávida. Ela é noiva de um político de seu partido e Ibraim acredita que a notícia da traição e da gravidez afetaria sua imagem diante de seus eleitores.
É muito vaidoso, insensível ao outro, muito sensível às suas carências. Um homem que sabe articular, charmoso e sabe cativar. Uma das coisas mais interessantes de fazer um personagem assim é deixar suas críticas de lado. Fazer com que ele não tenha culpa de seus defeitos, que ele chegue inteiro, forte, cativante, ambíguo para quem ver. Porque aí sim o público vai ter seu juízo sobre o que ele faz. Não importa se eu votaria nele ou não, mas as questões que esse personagem pode provocar. Ter a coragem de mostrá-lo como ele é.
Conta Dan Stulbach sobre seu personagem na novela Pantanal.
Ibraim estará empenhado em convencer José Lucas a persuadir sua filha para interromper a gravidez, mas seus planos irão mudar quando conhecer mais de perto a família Leôncio.
Escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original criada por Benedito Ruy Barbosa, o remake de Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, após o Jornal Nacional, na TV Globo.
Leia também: Tenório proibirá Zuleica de dormir com ele em Pantanal