O ministro Frederico de Siqueira Filho anunciou, durante audiência pública realizada na quarta-feira (2) na Câmara dos Deputados, que o Ministério das Comunicações vai implementar a TV 3.0 em todo o Brasil até a Copa do Mundo de 2026. Segundo o ministro, o novo modelo de transmissão representa um marco na radiodifusão brasileira, com mais interatividade e qualidade para o público.
O plano do governo prevê R$ 23,6 bilhões em investimentos até 2026, com foco na inclusão digital e na ampliação da conectividade em regiões de difícil acesso. O governo vai aplicar esses recursos em projetos como o Norte Conectado, Escolas Conectadas e Carreta Digital. Além disso, pretende antecipar metas para a implantação das redes 4G e 5G em todo o país.
Especialistas consideram a TV 3.0 uma revolução tecnológica, pois ela integra a televisão aberta com funções antes exclusivas do ambiente digital. De acordo com Siqueira Filho, a nova geração da TV permitirá experiências interativas, como chats ao vivo, quizzes e compras diretamente pela tela, sem abrir mão da gratuidade da transmissão aberta.
Receba atualizações em primeira mão!
Os testes da nova tecnologia foram realizados por emissoras como a TV Globo e RECORD. Durante as avaliações, os usuários acessaram conteúdos ao vivo e sob demanda por meio de um menu interativo, com personalização baseada no perfil do espectador. Os testes também demonstraram a funcionalidade de compras (“shoppable”), que permite ao público adquirir produtos relacionados ao conteúdo assistido, como roupas de novelas ou equipamentos esportivos.
Além disso, a TV 3.0 trará áudio e vídeo com qualidade superior, acesso a informações em tempo real e recursos de acessibilidade, como intérprete virtual de libras e legendas multilíngues. Algumas dessas funções poderão operar sem conexão com a internet, mas para a plena utilização da plataforma, será necessário estar online.
Para quem se preocupa com a troca de equipamentos, o governo assegura que não será preciso adquirir uma TV nova. A compatibilidade será possível por meio de um set-top box, que vai adaptar os televisores atuais à nova tecnologia. Os testes já demonstraram que aparelhos da geração 2.5 possuem hardware suficiente para suportar os recursos da TV 3.0.
A expectativa é que o decreto presidencial que oficializa o lançamento da TV 3.0 seja assinado ainda em julho. Com isso, o Brasil se prepara para oferecer uma experiência televisiva mais moderna, personalizada e acessível, sem custos adicionais para o público.