Um dos maiores desafios das plataformas de streamings é oferecer uma grande variedade de conteúdos em seu catálogo e facilidade para achá-los. E, com tantas opções de acessar ao canal, a plataforma precisa estar alinhada com cada sistema operacional em que se encontra disponível para melhorar a navegação e experiência do consumidor.
Bem como nos celulares e computadores, os aplicativos de cada uma das plataformas precisam se adaptar ao sistema das mais variadas marcas de televisores smarts e acessos via fornecedores de sinal de internet e TV a cabo. E, ao contrário do esperado, nem todas as plataformas conseguem sua completa funcionalidade e entrega em todos os aparelhos e formas de acesso.
Navegação no Globoplay
Além da demora de carregamento, a busca por conteúdos de interesse e recentemente assistidos precisam ganhar um espaço nas primeiras linhas de opções das plataformas. E, dentre as principais, o Globoplay é uma das que mais precisa melhor nestes dois quesitos.
Antes de mais nada, é preciso entender que sempre ‘quem criou’, vai habituar o telespectador com seu formato. E, por isso, primeiramente é melhor copiar e melhorar ao invés de tentar inventar sua própria fórmula. Diferente da programação da televisão onde a TV Globo determina o padrão e os demais canais tendem a seguir a fórmula, no streaming a Netflix é a pioneira e a responsável pelo layout de navegação já aprovado. Além disso, é ela quem estabeleceu o tempo aceitável de espera para carregamento e download, que depois de muito investimento, é extremamente eficiente.
Da mesma forma, recursos simples como a linha do ‘continuar assistindo’, ‘escolha do conteúdo’ e até ‘escolha do episódio’ precisam existir. Parecem detalhes, mas que são fundamentais para uma melhor experiência de navegação de quem está no comando do controle remoto.
Infelizmente o Globoplay ainda não acertou esses acessos de forma eficiente. Frequentemente a plataforma apresenta erro ao continuar a exibir um episódio do lugar que parou, voltar ou seguir alguns segundos pular aberturas, entre outros detalhes.
Bem como um problema de navegação, o Globoplay é uma das plataformas mais demoradas para carregar tanto no celular quanto pelo acesso no televisor. Inclusive, é comum o Globoplay travar ou não conseguir acesso após dinâmicas do Big Brother como o ‘Sincerão’, onde o acesso deve se intensificar.
Em conclusão, tudo isso prejudica a experiência do consumidor, que em poucos segundos esperando carregar um conteúdo decide mudar de plataforma e assistir a outro conteúdo em dois cliques simples e rápidos.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.
Atualmente, o maior problema do Globoplay é não pular a abertura das novelas ou séries, o botão que deveria fazer isso, simplesmente, pula para o próximo capítulo em vez da abertura