A guerra pela audiência não está restrita somente às emissoras em sinal aberta, como a Globo, Record, SBT e Band. Na TV por assinatura a disputa pelo público é intensa, principalmente no segmento de jornalismo, onde há grandes investimentos e a credibilidade atrai anunciantes.
Com exceção da GloboNews, os canais jornalísticos estão abaixo da décima colocação no ranking de audiência, uma vez que, na TV por assinatura, as emissoras abertas lideram essa lista, depois aparecem os esportivos, Viva, canais de série, GloboNews e filmes. Mas, os canais dedicados ao noticiário atraem público qualificado, algo que vale muito no mercado publicitário.
A chegada da Jovem Pan mexeu com o cenário dos canais jornalísticos e isso foi muito bom porque levou a GloboNews, CNN Brasil e Band News a investirem em novos programas e apresentadores.
Em julho, a GloboNews promoveu a estreia da nova programação das suas manhãs e conseguiu a liderança entre os canais de notícias no total de indivíduos com Pa TV. De 31 de julho a 4 de agosto, das 7h às 13h, quando vão ao ar o Em Ponto, com Mônica Waldvogel e Tiago Eltz , e o Conexão GloboNews, com Daniela Lima, Leilane Neubarth e Camila Bomfim, a GloboNews teve um desempenho 116% maior que o segundo colocado. Na Grande São Paulo, o canal registrou uma audiência 49% maior, na mesma faixa horária, em comparação com as quatro semanas anteriores. Já no Rio de Janeiro, a GloboNews ficou 157% acima do segundo lugar.
A concorrência tem sido vista como algo muito positivo para o mercado de trabalho ao oferecer mais vagas e valorizar os profissionais, assim como para os telespectadores que ganharam mais diversidade de conteúdo e análises. Apesar dessa competição mais acirrada os canais jornalísticos continuam na parte inferior do ranking da tabela de resultados da PayTV.