A GloboNews lança neste domingo (31), às 23h, o documentário ‘América Unida?’, que aborda quais foram os impactos da administração de Donald Trump no mundo, por meio das viagens feitas pelo programa. A atração mostra detalhes do reflexo de um país que viu sua democracia ameaçada e que agora sonha com dias melhores, a falta de governo para controlar o avanço da pandemia, a saída de acordos internacionais, as manifestações em grandes cidades e o questionamento da legitimidade do processo eleitoral americano foram alguns dos fatos abordados no documentário.
Nos últimos quatro anos, André Fran, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian visitaram países como Irã, Coreia do Norte, México e Arábia Saudita e viram de perto como as ações do ex-presidente republicano interferiram na relação com governos do mundo inteiro. Através de entrevistas com autoridades, especialistas e moradores locais, o ‘Que Mundo é Esse?’ produziu, sob uma diferente ótica, como o lema ‘America first’ foi determinante neste período. “Aproveitamos o tema ‘união’, que foi tão propagado na campanha de Joe Biden, como a questão para discutir se os EUA vão colocar isso em prática ou não. O maior legado da democracia americana é o discurso livre. E acredito que esse seja o nosso maior aprendizado que poderá ser visto no documentário”, reforça o diretor e apresentador do programa, Rodrigo Cebrian.
Após cumprir uma quarentena em um país vizinho ao Brasil, a equipe viajou até Washington para cobrir a posse de Joe Biden e entender quais são as expectativas para a nova administração. Os jornalistas fizeram registros inéditos do forte esquema de segurança montado nas ruas da cidade, acompanharam de perto toda a cerimônia do novo presidente e conversaram com especialistas para entender o que mudaria nos EUA e no mundo a partir do dia 20 de janeiro. O documentário apresentará ao público um material inédito com imagens exclusivas, fotos marcantes e depoimentos reveladores. Além disso, a equipe do ‘Que Mundo é Esse?’ aborda como a mudança na Casa Branca pode impactar na vida dos brasileiros a partir deste ano.
Leia também: Globoplay disponibiliza terceira temporada de ‘Young Sheldon’