A guerra pela audiência na TV aberta é outra! A Globo tem um novo concorrente e sente falta daquela época em que os adversários também estavam na televisão e recorriam a armas semelhantes. Todas as emissoras na mesma plataforma, com esquema de produção igual, com telespectador conhecido e regras de consumo definidas. Mas, o mercado mudou e atualmente a Globo vê no retrovisor o Youtube, com uma vastidão de formatos e conteúdos consumíveis a qualquer momento, da forma que o público quer.
Esse novo concorrente obrigou a Globo a rever seu jeito, seus gastos, suas apostas e, de certa forma, sua grade. Fontes da Coluna do Vannucci contam que, recentemente durante uma reunião com vários profissionais da emissora, Amauri Soares disse que sentia falta daquela época em que os concorrentes da Globo eram o SBT e a Record porque era muito mais fácil achar respostas e caminhos.
Leia mais
As armas do SBT e Record na guerra pela audiência
O SBT incomodou muito a Globo com o Domingo Legal, Casa dos Artistas, Pássaros Feridos e o próprio Programa Silvio Santos. A Record bateu com jornalismo factual, “passarela” no Hoje em Dia e Os Dez Mandamentos. Além disso, tirou muitos artistas, diretores e produtores da dramaturgia da Globo, inflacionando os salários do setor. Mas, a guerra pela audiência era conhecida, prevista e com a possibilidade de “espionagem”. Isso mesmo: o alto comando de cada emissora sempre encontrava uma forma de descobrir o que o outro preparava. É nesse sentido que Amauri Soares fala sobre a saudade.
O Youtube é uma ampla plataforma de conteúdo em vídeo que leva ao público os mais diferentes formatos, temas e duração. Você decide o que, como, quando e onde assistir. Além disso, você pode pular comerciais, incentivar canais, fazer assinaturas, comentar e interagir. Coisas que a TV aberta ainda não consegue entregar ao seu telespectador.
Números comprovam a nova guerra pela audiência
Em dezembro do ano passado, a Globo fechou em primeiro lugar com 27,5% de share. O Youtube veio na sequência com 14,8%. Depois, a Record com 9,0%. A TV Paga somou 6,9% e o SBT fechou com 6,5% de share. A Netflix, que todo mundo acredita ser a grande concorrente da Globo, aparece em sexto lugar com 3,6% de share.
Os números acima deixam claro o quanto a guerra pela audiência na TV mudou nos últimos anos.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.