O Globo Rural (TV Globo) deste domingo (11) trouxe uma cobertura especial sobre a retomada das atividades no campo no Rio Grande do Sul, um ano após a maior tragédia climática da história do estado. A repórter Cristina Vieira voltou às áreas afetadas para mostrar como os agricultores estão reconstruindo suas vidas após as enchentes de maio do ano passado.
Na região metropolitana de Porto Alegre, o programa acompanhou a primeira colheita de arroz orgânico feita por cooperativas ligadas ao MST. Já no Vale do Taquari, o destaque foi o relato de agricultores que precisaram deixar a roça, enquanto outros, como a família Guilanti, conseguiram permanecer no campo e recomeçar com muito esforço.
Além disso, o Globo Rural mostrou que, em Mato Grosso do Sul, a produção de milho de inverno avança com boas expectativas. Graças às chuvas recentes, o estado pode ultrapassar a marca de 10 milhões de toneladas colhidas nesta safra.
Receba atualizações em primeira mão!
Em Minas Gerais, começou a colheita do café, mas com previsão de safra menor neste ano. Uma das principais preocupações dos produtores, além do rendimento, é o aumento dos casos de furtos e roubos de grãos. Para conter o problema, alguns estão reforçando a segurança nas propriedades.
Por fim, o programa ainda respondeu a uma curiosidade que intriga muitos produtores: por que algumas galinhas não botam ovos no ninho?