Sob o comando de Nélson Araújo e Pedro Málaga, o Globo Rural deste domingo (10), vai até o norte do país conhecer um projeto de recuperação da floresta amazônica, em Rondônia. Quem está fazendo esse trabalho são agricultores do Sul e do Sudeste do Brasil que se mudaram para lá na década de 80, quando o governo estimulava o desmatamento na região.
“Naquela época, para aquela realidade, era tirar floresta. Para a realidade atual é você repor, né?”, explica um agricultor. Para seguir esse caminho, eles se uniram em cooperativa e transformaram áreas degradadas em sistemas agroflorestais.
Cupuaçu, açaí, castanha, frutos de árvores nativas da Amazônia plantadas no mesmo espaço. Recuperando a floresta e gerando renda ao agricultor. A cooperativa comercializa as polpas congeladas dos frutos, os olhos para a indústria de cosméticos, além de doces, geleias, bebidas e tudo traz mais valor aos produtos.
A equipe do Globo Rural entra na mata para mostrar a coleta do açaí do jeito mais tradicional, escalando as Palmeiras. O seu Edson é do Paraná, mas sobe como um nativo da Amazônia. Ele revela que sobe entre 45 a 50 vezes por dia.
E mais …
- O programa ainda fala sobre a colheita do tomate.
- O terrível impacto das enchentes para os produtores gaúchos.
- Em Santa Catarina, o feijão está sumindo das lavouras.
Perguntas dos telespectadores
- O cultivo de morango que não vinga;
- O gado que emagrecer mesmo comendo um capim de qualidade, por que será?
- E como adubar o pé de café?
O Globo Rural começa às 08h00. Confira a programação completa aqui!