O Globo Rural deste domingo (08) chega com reportagens que conectam o campo e a inovação, além de antecipar a estreia do novo programa do cantor Daniel, chamado Viver Sertanejo. Apresentado por Nélson Araújo e Cristina Vieira, o programa também trará os impactos da seca, soluções para doenças em rebanhos e alternativas criativas para a agricultura familiar.
Entre os destaques está a cobertura sobre a quebra na safra de cana-de-açúcar em São Paulo, resultado da forte seca que atingiu grande parte do país em 2024. Especialistas explicam como o canavial desidratado impactará a recuperação da safra de 2025.
Outro ponto alto é a reportagem sobre o aumento de casos de raiva bovina no Paraná. Técnicos estão capturando morcegos transmissores da doença e orientando os criadores sobre a importância da vacinação.
Ainda em pauta, pesquisadores de Pernambuco estudam o potencial do leite de jumenta, que é rico em nutrientes e tem grande demanda na fabricação de cosméticos na Europa, sendo também uma opção para quem tem alergia ao leite de vaca.
O programa também mostra os bastidores do novo projeto de Daniel, que estreia no próximo domingo, logo após o Globo Rural. Em uma visita à propriedade do cantor, a reportagem revela detalhes das gravações e o lado Daniel fazendeiro. “Dizem que, uma vez fazendeiro, é sempre fazendo alguma coisa. Não é fácil, mas é gratificante”, destacou o artista.
Além disso, o Globo Rural responde dúvidas dos telespectadores, como o que fazer quando o gado consome plástico, dicas para cultivo de alface na hidroponia e o aproveitamento da cagaita, fruta típica do cerrado que está gerando renda para agricultoras do Distrito Federal.
Com um mix de reportagens exclusivas e histórias inspiradoras, o Globo Rural vai ao ar neste domingo, às 8h da manhã. Não perca!