Neste domingo (19), o Globo Rural reprisa uma reportagem exclusiva com a apresentadora Ana Maria Braga, que compartilha com o público sua experiência como produtora de café. A apresentadora revela detalhes de sua propriedade, localizada no interior, e fala sobre seus planos de expansão para o cafezal. “Estou pensando em aumentar a área plantada, talvez mais 10 hectares para cima!”, conta Ana Maria.
Além disso, o programa traz informações sobre os impactos da seca nas lavouras do Paraná e do Rio Grande do Sul. No Paraná, a expectativa era de uma boa produtividade de soja, mas a seca provocou uma quebra de mais de 20%. No Rio Grande do Sul, a situação também é preocupante, com a estiagem prejudicando a colheita e a lavoura enfrentando grandes perdas.
O programa também aborda a situação das lavouras no Nordeste, com destaque para o Maranhão, onde a chuva chegou no momento certo para as lavouras de soja. Em Alagoas, por outro lado, a chuva foi excessiva, resultando na perda total de algumas produções de arroz.
O Globo Rural ainda destaca a investimento de pequenos agricultores no cultivo de tomate no Agreste de Pernambuco, que já abastece mercados de outros estados como Alagoas, Sergipe e Natal.
O programa deste domingo também traz uma reportagem sobre como conciliar a produção de alimentos com a preservação do meio ambiente, utilizando tecnologias sustentáveis no campo. O público verá como é possível unir o econômico ao social, cuidando da natureza ao redor.
Não perca a edição deste domingo do Globo Rural, a partir das 8h40, logo após o Auto Esporte.