O Globo Rural deste domingo (03) apresenta uma edição com foco na agrofloresta e nos desafios enfrentados pelo agricultor ao implementar o sistema agroflorestal. Esse método, que mistura diferentes espécies na mesma área, como alface, mandioca, bananeira e árvores de grande porte, busca aliar produtividade com a recuperação do solo e aumento de renda.
Contudo, o manejo quase todo manual representa um obstáculo, pois exige esforço físico constante dos trabalhadores. Pensando nisso, o repórter Victor Boyadjian acompanha pesquisas voltadas ao desenvolvimento de máquinas que possam ajudar a otimizar esse trabalho.
O programa também conta a história de um casal de Goiás que implementou uma agrofloresta dentro de uma grande fazenda de grãos, onde agora cultivam café orgânico em harmonia com árvores para produção de madeira. Além do lucro, eles têm como meta criar um ambiente sustentável para as próximas gerações.
O Globo Rural ainda apresenta uma análise do início das safras pelo país. No Rio Grande do Sul, o plantio do arroz foi adiado por conta do excesso de chuvas, enquanto em Mato Grosso, a seca retardou o início da semeadura.
O programa também aborda o mercado da carne: com o aumento no valor do boi gordo, o preço do bezerro subiu, beneficiando os criadores, mas pressionando o consumidor, que pode ver o custo do churrasco subir.
Outro destaque é a produção de laranja no Paraná, afetada pelo clima e doenças, o que reduziu a matéria-prima para sucos. No Vale do São Francisco, em Pernambuco, a safra de uva foi menor, mas os agricultores esperam bons resultados devido à alta no preço.
Para encerrar, o Globo Rural responde dúvidas dos telespectadores sobre cuidados com maracujá, identificação de cogumelos e como fazer colorau com urucum.
Acompanhe o Globo Rural neste domingo, às 8h, e fique por dentro das novidades do campo!