Seis dias depois de deixar a cadeia, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR), acusado de comprar votos nas eleições de 2012 e de receber dinheiro de caixa 2 no pleito de 2014, resolveu reativar seu blog com um texto afirmando ter documentos que vai divulgar como prova do envolvimento da TV Globo no Escândalo de Corrupção da FIFA.
Segundo ele, a Globo pagou propina a dirigentes da Fifa, da CBF e da Concaf (federação de futebol da América Central e do Norte) tudo para garantir o direito de transmissão de eventos esportivos, no que chamou “Padrão Globo de Propina” (PGP).
No texto, Garotinho cita um do relatos que estaria de posse, o do jornalista e empresário J. Hawilla, “que promete levar para a prisão outros dirigentes da entidade que comanda o futebol brasileiro e de outras federações, confederações e da própria Fifa”. A ponte de Hawilla com a emissora seriam anotações de pagamentos com a sigla “MCP”, que Garotinho diz ser uma referência ao ex-diretor da Globo Marcelo Campos Pinto, e sociedades entre o empresário e a família Marinho, dona da emissora.
A unidade da TV Tem, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, está na lista desses negócios citados pelo político. O ex-governador ainda faz mais acusações contra a Globo e uma das principais testemunhas do escândalo de corrupção da FIFA, Hawilla – o dono da empresa de marketing esportivo Traffic.
“O grande negócio da vida de Hawilla é a Traffic. Foi através dessa empresa que ele se tornou a ponte de propina paga pelo Grupo Globo aos dirigentes da FIFA, da CBF, da Concacaf (América Central) e outras entidades do futebol mundial”, disse Garotinho.
Globo se pronuncia
Em resposta as acusações de Anthony Garotinho, a Globo divulgou nota oficial a Veja, dizendo não ter qualquer participação da família marinho na TV TEM e reafirmando seu apoio as investigações.
Leia a nota na íntegra:
Não há, desde 2010, qualquer participação da família Marinho na TV TEM, uma afiliada da Rede Globo.
O Grupo Globo reafirma seu total apoio às investigações e medidas judiciais que garantam a integridade e transparência no futebol e seu compromisso com relações éticas na aquisição de direitos esportivos.
Reitera ainda que, em sua cobertura jornalística, continuará a divulgar todas as informações relevantes sobre o assunto.
-
Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram.