O Globo Repórter desta sexta-feira, 03 de dezembro, vai explorar as belezas naturais do litoral de Santa Catarina. A edição vai mostrar o lugar onde vive um dos mamíferos mais raros do mundo, o menor golfinho do Brasil e o gigante dos mares, que chega a medir três metros e pesar 400 quilos.
Comandados pelo repórter Ricardo Von Dorff, a equipe sai de Florianópolis rumo ao Arquipélago Moleques do Sul, distante cerca de 10km da costa, em busca do preá-de-Moleques-do-Sul, um dos mamíferos mais raros do mundo.
“Desde o início, nossa ideia com esse programa não era mostrar o litoral já conhecido de Santa Catarina, das praias badaladas. Queremos mostrar as raridades da natureza, aquilo que pouca gente sabe que temos e que é até difícil de ver. Esse programa fala muito da preservação da natureza do litoral catarinense, das suas espécies, dos seus biomas, seus ecossistemas e da preservação da cultura litorânea da pesca da tainha, do boto”, contou Von Dorff.
O programa vai mostrar também as toninhas e o peixe mero. Direto da Baía da Babitonga, a última área de manguezal de Santa Catarina, vivem cerca de 50 a 80 toninhas, o menor golfinho do Brasil. A espécie, que já foi considerada por pesquisadores a mais abundante dos litorais sul e sudeste do Brasil, hoje é a mais ameaçada de extinção. Por conta de seu comportamento tímido e discreto, é chamada por pesquisadores de “golfinho invisível”.
Em tocas dos costões rochosos e nos recifes de corais vive o “gigante dos oceanos”. O peixe mero, espécie que pode pesar até 400 quilos e medir até três metros de comprimento, também anda ameaçada de extinção. A estimativa é que nos últimos 65 anos, a população de meros foi reduzida em 80%.
Apresentado por Sandra Annenberg e Glória Maria, a edição desta sexta-feira vai ao ar a partir das 22h45, logo após a novela Um Lugar ao Sol.
Leia também: Renovação? TV Globo dispensa medalhões do jornalismo