O Globo Repórter desta sexta-feira (13) percorre uma das travessias mais bonitas do Brasil, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Com reportagem de Pedro Bassan, o programa desbrava o caminho dos pioneiros em plena Mata Atlântica. Especialistas em biodiversidade e geodiversidade mostram o que as montanhas contam sobre a formação do planeta.
“A travessia da Serra dos Órgãos é um desfio muito grande, mas extremamente recompensador. São algumas das montanhas mais lindas do mundo, com formato incrível, variado. Em todo o tempo de subida ou descida vemos coisas novas, animais novos, pássaros. É um privilégio e um desafio, mas um desafio superável”, diz o repórter Pedro Bassan.
O bioma guarda uma das maiores riquezas em biodiversidade do planeta, garante nascentes de água pura para grande parte das cidades do país e resiste à devastação de quase 80% da vegetação original. No local, também é possível visualizar espécies raras de animas, como pássaros, mesmo em meio a poluição que assola o país.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta, a partir das 23h10, logo após a novela Todas as Flores. O programa também é reprisado na manhã de sábado, às 06h00.
Veja também: