O Globo Repórter desta sexta-feira (13) investiga os mistérios e as novas descobertas sobre a memória no cérebro. Com reportagem de Edney Silvestre, o programa apresenta uma pesquisa sobre as sequelas que a covid-19 pode deixar no ser humano, como deficiências na concentração, atenção, fluência verbal e, em todos, algum grau de perda da memória. Foram detectados ainda vários casos de aumento de ansiedade e depressão. A atração mostra depoimentos de algumas pessoas que tiveram a vida impactada por esses sintomas.
“Eu fiquei muito impressionado com a história da jornalista Rhayanna Ferreira Araújo que lia de quatro a cinco livros por mês e agora se esquece da página que leu ao chegar à seguinte. É de cortar o coração. Nem das músicas de Rita Lee, que a mãe dela cantava em sua infância, ela consegue se lembrar. Vamos retratar a angústia dos que tiveram grandes perdas da memória após a covid – e o alívio de quem encontrou tratamento e está se recuperando”, contou Edney Silvestre.
E se o assunto é memória, nada melhor que a participação de um grande ator, como Antonio Fagundes, um especialista em decorar textos para as novelas. Em entrevista ao programa, ele revela alguns de seus truques após tantos personagens distintos: “Você tem que apagar. Eu fiz 30 e poucas novelas. São 200 capítulos em cada uma delas. Vamos multiplicando isso por páginas e a gente vê que se eu guardar tudo isso na minha cabeça, eu vou acabar esquecendo meu nome (risos)”.
A incrível memória de Fagundes, e a facilidade de “apagar” um personagem e iniciar outro do zero, também chamou a atenção de Edney. “Outra história que me impressionou enormemente foi a extraordinária memória do Antonio Fagundes, seus truques de aprendizado e o surpreendente caminho para agilizar a memória: aprender a apagar o que decorou antes, “limpar o HD”, como ele definiu”, afirmou o repórter.
O jornalístico ainda apresenta iniciativas como de taxistas de São Paulo que vão testar o pilates para melhorar a memória e as reações ao dirigir e como a meditação está ajudando crianças a se lembrar do aprendizado nas aulas e a melhorar as notas. “Ver as crianças da escola pública da periferia de São Paulo que, fazendo meditação toda semana, aprenderam a controlar suas ansiedades e agilizar a memória, tornando-se excelentes alunos, me deu uma esperança enorme em como melhorar a escola pública de nosso país”, acredita Silvestre.
O programa com essas belezas naturais dos Estados Unidos vai ao ar na noite desta sexta (13), logo após a novela Pantanal, com apresentação na manhã deste sábado (14), às 06h00.
Leia também: Michelle Barros anuncia saída da TV Globo: “Fechei um ciclo”