Após ser adiado na última semana devido a reexibição do Em Pauta, da GloboNews, o Globo Repórter desta sexta-feira, 12 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, vai mostrar a vida selvagem vivente no interior paulista. Repórter da EPTV, afiliada da Globo em Campinas, Ciro Porto filmou por dois anos, direto do quintal de sua casa, mais de 50 espécies de animais selvagens.
Há mais de um ano, Ciro descobriu um ninho com filhotes de corujinhas-do-mato em sua casa. Elas sumiram, mas depois voltaram e fizeram outro ninho no mesmo lugar. Durante dois meses, ele acompanhou e registrou o processo de reprodução da espécie.
Além das corujas, o repórter, com o auxílio de sua filha, fez registros da rotina de outros animais como os macacos da espécie sagui-de-tufo-preto, a revoada de aleluias, as pombas protegendo seus ninhos dos tucanuçus ou gralhas imitando o relincho dos cavalos. Uma das menores espécies de beija-flor do mundo, conhecida como estrelinha-ametista, também foi flagrada. O animal é tão pequeno que pesa menos do que uma moeda de um centavo.
“Eu e minha filha já registrávamos esses flagrantes antes e, na quarentena, tivemos mais tempo para formatar o material. No programa, também vamos mostrar registros de pessoas que, mesmo morando em apartamentos, convivem com esses animais em suas varandas. Mesmo soltos na natureza, eles estão sempre por perto”, contou Ciro.
Confira a chamada do programa compartilhada nas redes sociais.
Apresentado por Sandra Annenberg, o Globo Repórter vai ao ar nas noites de sexta-feira, logo após a novela Fina Estampa.
Leia também: Globo exibe ‘De Pernas Pro Ar 3’ nesta sexta (12)