O Globo Repórter desta sexta-feira (01) percorre e revisita a história de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira. A partir de um olhar do século XXI, o repórter Rogério Coutinho mostra a influência do escritor, que ainda inspira tantos jovens nos dias atuais.
No programa, o público conhece as histórias de Lucas Luciano, jovem que escreveu um livro inspirado em Machado, além de Clayton Nascimento, ganhador do Prêmio Shell de Teatro, também a partir da influência do escritor.
E ainda: a história de Machado de Assis também já foi contada em formato de samba-enredo. Ao programa, o cantor Martinho da Vila revela conta como fez para buscar as referências de Machado para compor o samba de 1959 da escola Aprendizes da Boca do Mato.
“O Globo Repórter desta sexta é uma grande viagem entre o passado, o presente e o futuro, porque a gente ainda vive Machado de Assis e sente ele presente nas obras que escreveu e nas pessoas que ele inspira. Vamos contar a história de pessoas incríveis que têm, de alguma forma, uma inspiração no escritor e que acreditam no estudo, na educação e na transformação de vida por conta da leitura”, afirma o repórter.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (01), às 22h25, com reprise na manhã de sábado (02), às 06h00.