O Globo Repórter desta sexta-feira (22) vai percorrer setenta quilômetros de caminhada pelos campos de altitude mais selvagens do Brasil. Rumo ao teto da serra catarinense, o programa é uma coprodução da Globo com a NSC TV, afiliada em Santa Catarina. Em um roteiro pelo estado que nem os catarinenses conhecem, o programa vai mostrar o desafio do repórter Ricardo Von Dorff, ao longo de seis dias.
A serra catarinense é cheia de segredos, como a lenda dos tesouros escondidos no Campo dos Padres. Em meados do século XVIII, padres jesuítas expulsos pela Coroa portuguesa tiveram que abandonar suas missões e traçaram uma rota de fuga. Nos acampamentos pelo caminho, enterravam seus tesouros. Centenas de anos depois, ainda há quem acredite que existe ouro na região. O programa também atravessa a cavalo a região de Coxilha Rica que, apesar de ser extensa como o município do Rio de Janeiro, tem apenas 400 moradores.
Leia também: Glória Maria detona comportamento de Bolsonaro: “É além de qualquer imaginação”
Outro segredo da região é o mel de melato, que não vem das flores, mas da bracatinga, e é mais conhecido na Alemanha do que no Brasil. Escuro, menos açucarado e difícil de cristalizar, o melato é usado em estudos sobre a prevenção do envelhecimento. Já a goiaba serrana, rica em vitamina C e com baixo teor calórico, é apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das frutas do futuro.
Confira abaixo a chamada produzida pelo repórter Ricardo Von Dorff para as redes sociais do programa.
Apresentado por Sandra Annenberg, o Globo Repórter vai ao ar nas noites de sexta-feira, logo após a novela Fina Estampa.