O Globo Repórter desta sexta-feira (30) faz uma expedição pelo Sul de Minas e mostra os efeitos das mudanças climáticas na região. Um das principais cidades é São Lourenço, acostumada com as mais baixas temperaturas do país, mas que vive um inverno atípico por causa do aquecimento global. A reportagem é de Liliana Junger.
“Não adianta pensarmos que as mudanças estão acontecendo somente nas geleiras. Elas acontecem no nosso dia a dia e o programa mostra isso. O frio de hoje é bem diferente. Precisamos olhar com mais cuidado para o que é nosso, seja o bairro, a cidade, a região”, comenta a repórter.
O programa ouviu especialistas que falam sobre a destruição da vegetação e do habitat natural de animais na região. Em junho deste ano, um incêndio destruiu 300 hectares do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro.
Já em Poços de Caldas (MG), também na região, a repórter mergulha nas águas termais, que atraem moradores e visitantes em busca de cura e bem-estar.
“Foi uma experiência muito legal. O banho termal é um tratamento recomendado até pelo SUS. Nos dá a sensação de que a natureza está nos entregando uma ferramenta para nos ajudar. Essa é uma riqueza enorme que temos no Brasil”, afirma Liliana.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (30), às 23h10, com reprise na manhã de sábado (31), às 06h00.