O Globo Repórter desta sexta-feira, 09 de julho, faz uma viagem especial para a cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Considerada pela UNESCO como patrimônio cultural e natural da humanidade, a cidade fluminense se destaca por suas belezas naturais e seu centro histórico.
Produzido pela repórter Mônica Sanches, o programa dessa semana leva o público para uma viagem sem sair de casa, ao percorrer uma região cercada pela natureza exuberante, desbravar cachoeiras pouco conhecidas, visitar praias completamente isoladas e saborear a gastronomia local.
“Conheço Paraty desde criança e me identifico demais com esta cidade, que é cheia de natureza, de história. Neste programa, exploramos locais da região longe do Centro Histórico e pouco conhecidos. O que impressiona é a preservação destes lugares, graças à Área de Preservação Ambiental (APA) de Cairuçu. Mas não apenas a praia, a flora e a fauna foram preservadas, as comunidades caiçaras conseguiram manter seus costumes e uma cultura riquíssima”, contou a repórter.
Mônica Sanches também conhece a história de Maria Izabel, que nasceu em Paraty e há 35 anos comprou um sítio em um local onde não tinha luz elétrica, sem estrada e o meio de transporte funcionava somente por cavalos ou canoas. Hoje, Maria se orgulha do canavial orgânico que desenvolveu ao longo do tempo e de resgatar uma tradição familiar: a produção de cachaça.
Na região que antigamente tinha cerca de 200 alambiques, atualmente conta apenas com seis produzindo a bebida destilada. Referência pela qualidade de seu produto, Maria Izabel teve que superar o preconceito por ser mulher para conquistar respeito e fama dentro e fora de Paraty.
Apresentado por Sandra Annenberg e Glória Maria, a edição desta sexta-feira vai ao ar a partir das 22h35, logo após a reapresentação especial de Império.
Leia também: CNN Brasil anuncia a contratação de Alexandre Borges, ex-Jovem Pan