O Globo Repórter desta sexta-feira (22) vai falar sobre um dos assuntos mais badalados do momento: a Inteligência Artificial. Com reportagens de Ben-Hur Correia e Janaina Lepri, o programa mostra como essa tecnologia já faz parte do cotidiano dos brasileiros, não só na educação, mas também na saúde e nas tarefas domésticas.
“É um programa para tirar dúvidas sobre IA e mostrar como o brasileiro está se relacionando com ela. Trata-se de uma tecnologia que evolui muito rápido e está em todo lugar, então precisamos conhecer e discutir todos os seus aspectos”, diz Ben-Hur Correia.
Janaina Lepri completa: “Confesso que sempre fui mais do time do “pé atrás” com a Inteligência Artificial, mas foi legal demais entrevistar quem entende do assunto e tirar minhas dúvidas. Saio com a certeza de que estamos vivendo o começo de uma nova era, empolgante, mas que precisa ser usada com muita responsabilidade”.
Dentre as histórias mostradas no Globo Repórter está a de Dona Roseli. Ela é uma das mais de 400 pessoas monitoradas pelo InCor com um relógio que registra os batimentos cardíacos através de IA, acusando possíveis arritmias mesmo quando o paciente está distante do hospital.
Em Goiás, o programa conhece de perto o primeiro curso de graduação em Inteligência Artificial do país na Universidade Federal de Goiás (UFG). Os alunos já desenvolveram mais de 60 projetos, entre eles um carro autônomo que funciona através da IA.
E ainda: equipe de reportagem também mostra os malefícios do mau uso da IA, como a proliferação de deep fakes, mensagens produzidas através de IA com imagens ou áudios falsos.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (22), às 22h25, com reprise na manhã de sábado (23), às 06h00.