O Globo Repórter desta sexta-feira (15) mostra a produção de chocolate no Brasil, desde a plantação do cacau, os benefícios para a saúde e até a chegada nas barras vendidas nos mercados. Com reportagem de Camila Marinho, o programa conhece as histórias dos produtores que estão colocando o Brasil em destaque no setor cacaueiro.
No estado do Pará, a equipe vai em busca do cacau selvagem, nascido em árvores centenárias. A reportagem mostra o poder do cacau amazônico e ainda acompanha a cerimônia do cacau, um ritual criado para despertar o autoconhecimento.
“Sair em busca do cacau selvagem, que nasce sem interferência do homem, mostra o quanto a Amazônia é rica em sabores e saberes. Estar no meio da Floresta Amazônica e provar do fruto dos deuses que brota no meio da mata é mergulhar fundo no mundo do cacau. Posso dizer que fui privilegiada ao gravar este programa, já que tive a oportunidade de viver essa experiência e saborear os melhores chocolates”, conta a repórter Camila Marinho.
Já na Bahia, o Globo Repórter acompanha o cultivo do cacau da colheita à fermentação e mostra como o aroma é benéfico para a saúde, tendo ajudado, inclusive, pessoas com covid a recuperarem o olfato. O programa mostra ainda uma profissão inusitada: a de provador de chocolate.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (15), às 23h15, com reprise na manhã de sábado (16), às 06h00.