O Globo Repórter desta sexta-feira (15), na TV Globo, faz uma expedição ao lugar que inspirou uma das maiores obras da literatura brasileira. Com reportagem de Liliana Junger, o programa mergulha nos sertões que João Guimarães Rosa revelou ao mundo, mostrando a terra que o escritor de ‘Grande Sertão: Veredas’ dizia ser governada por Deus e o diabo.
A equipe do programa apresenta a natureza retratada no romance de Guimarães Rosa. Além disso, imagens da ‘Grande Sertão: Veredas’, minissérie produzida pela TV Globo em 1985, e que conta com a narração de Tony Ramos, protagonista da trama, vivendo Riobaldo.
O jornalístico também explora o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É o lugar de cenários cinematográficos e cânions que chegam a 200 metros de altura.Na ficção, elas serviam de refúgio para Riobaldo e os jagunços.
“Quando você está no lugar de onde Guimarães Rosa tirou todas aquelas ideias, você entende muito mais o que ele escreveu. Foi muito incrível ver todas aquelas belezas. As cavernas são muito impactantes. Cheias de natureza dentro, árvores gigantescas, com esculturas naturais, rio passando no meio, parece que você está num lugar mágico”, destaca a repórter Liliana Junger.
O Globo Repórter também percorre os rios que estão no romance de Guimarães Rosa e conhece um dos segredos do sertão: o Pantanal Mineiro. A equipe também visita o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que vem sendo ameaçado pela queima de eucaliptos para a produção de carvão vegetal.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (15), às 23h15, logo a novela Todas as Flores. Na manhã de sábado (16), às 06h00, haverá a reapresentação.
Veja também: