O Globo Repórter desta sexta-feira (13) embarca em uma jornada ao Sri Lanka, país asiático localizado no Oceano Índico, que é repleto de história, religiosidade e belas paisagens naturais. Após anos de conflito e e desastres naturais, o local está renascendo em tempos de paz.
Ao longo de 28 dias, o repórter Pedro Bassan e sua equipe exploraram todas as regiões da ilha, de norte a sul e de leste a oeste. As reportagens revelam um cenário deslumbrante de praias paradisíacas e ecossistemas únicos. Bassan nos guia através da vida selvagem e da determinação do povo que, após guerras e tsunamis, está reconstruindo suas vidas e seu país.
“O Sri Lanka é uma verdadeira colcha de retalhos de paisagens. Em um espaço relativamente pequeno, encontramos uma diversidade impressionante de ecossistemas”, relata Bassan.
O programa também aborda um mistério intrigante: a ausência de animais mortos após a tragédia. Será que os animais pressentiram o perigo iminente? Conhecido como a Terra dos Leopardos, o Sri Lanka proporcionou à equipe encontros memoráveis com esses felinos e a oportunidade rara de filmar a majestosa baleia azul.
Além disso, o Globo Repórter destaca os esforços para desminar as áreas afetadas pela guerra civil. Como também o impacto das iniciativas humanitárias que transformam a vida de muitas famílias. Em um momento tocante, Bassan visita a Ponte dos Nove Arcos, onde jovens do norte e do sul se encontram, simbolizando a reconciliação após anos de conflito.
E ainda: a equipe explora os desafios de conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento do país. Eles visitam um santuário de aves migratórias que ilustra os esforços de conservação em um Sri Lanka que se une e floresce.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (13), às 22h25, com reprise na manhã de sábado (14), às 06h00.