O Globo Repórter desta sexta-feira (19) faz uma expedição por um lugar histórico no Brasil: o sul da Bahia. Foi por lá aconteceu a chegada dos portugueses no país, em 1500, e o encontro com os nativos. Com reportagem de Camila Marinho, o programa relembra como tudo ocorreu, além de revelar como a mistura de culturas e saberes fortaleceu diversas áreas, como as artes e a culinária.
A aventura começa em Porto Seguro, no Memorial da Epopeia do Descobrimento. Depois, Camila visita a praia da Barra do Cahy, no município de Prado, local onde os portugueses desembarcaram. A repórter vai até o Parque Nacional do Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país e comenta sobre o processo de exploração das madeiras.
A equipe do Globo Repórter também visita uma aldeia indígena, que permanece presente na região, conservando seus rituais e tradições. O programa ainda mostra a mistura dos saberes da mata e como a troca entre brancos, negros e indígenas deixou boas heranças, como o ritmo do samba.
“Foram mais de 15 dias desbravando o extremo-sul da Bahia e passando por cenários paradisíacos numa aventura histórica. Poder refazer alguns dos principais momentos da chegada dos portugueses e contar as histórias dos povos originários é uma forma de homenagear quem sempre esteve por aqui”, afirma a repórter Camila Marinho.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (19), às 22h25, com reprise na manhã de sábado (20), às 06h00.