O Globo Repórter desta sexta-feira (24) faz uma expedição pelo Parque Natural da Arrábida, em Portugal, e investiga esse pedacinho do Mediterrâneo. Com reportagem de Leonardo Monteiro, o programa mostra a relação dos portugueses com o mar, as cores, a vida selvagem, a cultura, os sabores que predominam na região e faz seu primeiro mergulho.
Francisco Rasteiro, naturalista e espeleólogo, conta no programa que existem mais de 100 plantas medicinais na Arrábida, importante na cultura mediterrânea. Na atração, ele comenta também que o carvão-fóssil, encontrado nessas cavernas, trouxe revelações sobre o Homem de Neandertal.
E ainda: as imagens de vida selvagem na região, captadas pelas lentes do premiado documentarista Luís Quinta. Ele cresceu na Arrábida, tem 30 anos de profissão e filma raposas-vermelhas há 15 anos. “São muitas horas de binóculos, olhando os animais, estudando os locais. É preciso estudar muito os animais. Nós trabalhamos com cientistas”, afirma ele.
Além disso, o repórter Leonardo Monteiro vive uma experiência única: o seu primeiro mergulho.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta, a partir das 22h25, logo após a novela Terra e Paixão. O programa também é reprisado na manhã de sábado, às 06h00.