Nesta edição desta sexta-feria (09), o Globo Repórter faz uma imersão no universo do chá, desde suas origens até sua popularização no Brasil. Com reportagens de Liliana Junger, Ricardo Von Dorff e Alysson Maruyama, o programa revela como o consumo de chá tem crescido no país, impulsionado pela busca por hábitos mais saudáveis.
Um levantamento exclusivo aponta que, nos últimos cinco anos, o consumo dessa bebida milenar praticamente dobrou no Brasil, trazendo oportunidades de trabalho e estimulando novos hábitos de consumo.
A repórter Liliana Junger compartilha sua experiência ao viajar pelo mundo do chá, destacando a rica tradição que envolve essa bebida. “Foi uma viagem com muitos aromas no ar e muitas descobertas que aqueceram não só o corpo, mas também o coração”, afirma a repórter.
O programa mostra a importância da Camellia Sinenses, árvore que dá origem ao chá preto, chá branco e chá verde, e visita a “Rota do Chá”, um circuito turístico que passa pelos municípios de Registro e Sete Barras. A equipe ainda explora a cerimônia do chá no bairro da Liberdade, reduto da cultura oriental no Brasil, com ênfase no matchá e na kombucha, bebidas que trazem benefícios à saúde e movimentam a economia criativa.
Além disso, o programa revela como o mate, tradicionalmente consumido no centro-oeste, também tem sua relevância. Alysson Maruyama acompanha o processo de produção do tereré, uma infusão de erva-mate em água gelada, e destaca um estudo que comprova os benefícios da erva para a saúde.
“Quem já toma tereré vai consumir mais e quem ainda não experimentou, vai ter a oportunidade de conhecer essa bebida tão tradicional da nossa região”, comenta Alysson.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (09), às 22h25, com reprise na manhã de domingo (11), às 06h45.